Histórico

          A Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo (BPMEV), tem suas origens na sede da representação do Instituto Nacional do Livro/MEC, instalada no município do Rio Grande em 02 de março de 1971, mediante convênio entre este Instituto e a Prefeitura Municipal do Rio Grande.
          Na mesma época foi criada, junto às dependências da representação municipal do INL/MEC, a sala de leitura nº 126. Em novembro de 1974 passou a denominar-se, sala de leitura Zenir de Souza Braga, em homenagem a Secretaria de Educação e Cultura, o estabelecimento situava-se, então, a av. Portugal, nº. 30.
          De acordo com a ata nº. 15 (livro de atas nº. 1, de 11/12/1975), “conforme decreto nº. 3068 do Excº. Sr. prefeito municipal Rubens Emil Corrêa, por proposição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do ofício 285/75, denominada de Érico Veríssimo a sala de leitura do Instituto Nacional do Livro – MEC em homenagem ao ilustre expoente da literatura brasileira”. Nessa época a referida sala de leitura, situava-se a rua Dr. nascimento, nº. 249.
          Em 21 de janeiro de 1981 foi rescindido o convênio entre a Prefeitura Municipal Do Rio Grande e o INL/MEC. Segundo ata nº. 18 (Livro de Atas Nº. 1 de 18/02/1983) fica alterada, para todos os fins de direito, a denominação da sala de leitura para Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. Em 05 de dezembro de 1983 foram encerradas as atividades da BPMEV na Rua Dr. Nascimento, já que o prédio era alugado, e em 13 de março de 1984, foi reinaugurada novas instalações, junto a Escola Fundamental França Pinto, na Rua Dom Bosco S/N.
          Em dezembro de 1998 a BPMEV foi novamente transferida, situa-se desde esta época até os dias de hoje no interior do prédio do CRAS-Hidráulica – Centro de Referência e Assistência Social – Hidráulica, situada a Rua Altamir de Lacerda, nº. 904.